Cinco coisas que andam juntas

Disse Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que, quem OUVE a minha palavra e CRÊ naquele que me enviou, TEM a vida eterna e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas PASSOU da morte para a vida. João 05:24. 

Temos neste versículo cinco coisas preciosas. Muita atenção a elas:

01-  OUVE,

02-  CRÊ,

03-  TEM,

04-  NÃO ENTRARÁ,

05-  PASSOU. 

Veja que AS CINCO ANDAM JUNTAS, ou seja, você não pode tomar três delas e deixar as outras duas; ou receber duas e deixar as outras três. ELAS SEMPRE ANDAM JUNTAS. 

É como se Deus assim se pronunciasse assim: “Eis aqui, para todos vocês uma quantidade de bênçãos”. 

Note bem o que o versículo quer dizer: “Na verdade, na verdade vos digo que, quem OUVE a minha palavra e CRÊ naquele que me enviou TEM a vida eterna, e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas PASSOU da morte para a vida.” 

Você talvez possa dizer: “Sim, eu já conheço essa passagem. Já li esse versículo várias vezes, mas ainda não notei melhora nenhuma em mim mesmo. De que me adiantará lê-lo novamente, pois não me SINTO salvo.” 

Realmente, toda a questão reside na afirmação onde você declara que quer se SENTIR salvo.

Observe:  você está tentando incluir no plano de Deus algo que Deus deixa fora, e quer deixar fora algo que Deus inclui. O SENTIR-SE SALVO não aparece em nenhum lugar do versículo que lemos, isto porque a Bíblia deixa bem claro em Romanos 14:17, que “a fé é pelo ouvir”, e, no versículo que estamos considerando, o Senhor define em primeiro lugar o OUVIR, depois o CRER, na sequência o TEM, seguido do NÃO ENTRARÁ e então finaliza com o PASSOU. 

Verifique que você está tentando extrair o CRER e introduzir o SENTIR em seu lugar. Razão essa que há certo desconforto naquilo que você sente, (em seus sentimentos), pois você quer sentir que está SALVO. 

Experimentasse você alguns sentimentos agradáveis e lhe perguntassem se VOCÊ ESTÁ SALVO, sua resposta seria mais ou menos esta: BEM, EU SINTO UMA MUDANÇA, ESTOU MUITO FELIZ. No entanto, no primeiro momento que nuvens escuras viessem turvar seu horizonte, seus sentimentos desvaneceriam e você teria perdido seu Salvador de vista. Assim, você estaria considerando, não a CRISTO, mas ao seu grupo de sentimentos como sendo seu salvador. 

Portanto, não inclua o que Deus deixou fora, e não diga que você já conhece tudo acerca desse versículo, pois muitos não conhecem estas cinco coisas que estão ligadas.

Vamos analisar o versículo com mais atenção. 

Pergunto:

- Você já OUVIU a Palavra?

Sua resposta será:

- Certamente que sim! 

- E você depositou fé em Deus acreditando que Deus Pai enviou a Cristo?

- Certamente você acreditou.

- Bem, então diga-me o que você crê...

Você me dirá:

- Eu creio que Deus enviou Jesus pra tomar o meu lugar, e ele morreu por mim, e eu O recebo como meu Salvador Pessoal. 

Se você tiver certeza disso, certeza absoluta, então você já OUVIU, e você CRÊ. 

E o que vem na sequência? Você TEM A VIDA ETERNA. 

Nenhuma emoção ou sentimento de nossa parte proporcionará segurança acerca da salvação da alma. 

Vamos ilustrar: Digamos que você tivesse alugado uma casa e não pudesse pagar o aluguel por vários meses. Como seu amigo eu assumiria a dívida e pagaria tudo, quitaria a dívida e entregaria a você o recibo quitado. Isso daria a você a certeza de que o aluguel foi pago? Com certeza. O recibo de quitação do aluguel é a certeza de que o aluguel foi pago. 

Dessa maneira, você estaria feliz por saber que o aluguel foi liquidado. Acaso o proprietário viesse e cobrasse novamente o aluguel, você não falaria a ele acerca de seus sentimentos, mas apenas apresentaria o recibo de quitação. 

Com Deus não é diferente. Ele está oferecendo o recibo de quitação da dívida a você. Você está fechando os olhos e tentando SENTIR isso quando deveria ler o recibo e CRER. 

Pergunto:

- Você OUVIU?

- Sim, você OUVIU.

- Você CRÊ?

- Sim, você CRÊ. 

Então, Deus diz que você TEM, e não que você ESPERA TER. 

TEM a vida eterna. Essa é a Palavra de Deus; e isto não é tudo. NÃO ENTRARÁ em condenação ou juízo. Todo o juízo caiu sobre Jesus, segundo está escrito em Romanos 08:01, “...portanto AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ para os que estão em Cristo Jesus. 

Você jamais se apresentará diante do Grande Trono Branco para ser julgado por seus pecados; todo o juízo do qual você era merecedor foi carregado por Jesus na cruz; e Ele resolveu o problema tão completamente que Deus O ressuscitou dentre os mortos. O Senhor Jesus à direita de Deus, na Glória, é a prova de que a dívida está quitada, paga, liquidada, e assim, você nunca deverá entrar em julgamento, pois seus pecados já se foram de uma vez por todas. 

Porém, isto ainda não é tudo, pois há mais uma coisa: PASSOU DA MORTE PARA A VIDA. 

Você estava em um estado de morte, morto em ofensas e pecados, conforme Efésios 02:01. Mas, AGORA você PASSOU da morte para a vida. Não lemos nessa passagem que você PASSARÁ por julgamento pelos pecados algum dia, mas PASSOU; é tempo verbal passado, concluído. 

Que glória é isso! Vivificados, ressuscitados, assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus, é o que explicita Efésios 02:05, 06. É bênçãos em quantidade. 

Qualquer que OUVIR e CRER recebe também as outras três coisas: TEM a vida eterna, e NÃO ENTRARÁ em condenação, pois PASSOU da morte para a vida. Todas essas bênçãos estão juntas e conectadas entre si. 

A pergunta é para você:

- Gostaria de receber tudo isso?

- Receberia como suas? Então aí estão, todas para você. 

“QUEM OUVE A MINHA PALAVRA E CRÊ NAQUELE QUE ME ENVIOU, TEM A VIDA ETERNA e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas PASSOU DA MORTE PARA A VIDA.”  

Passar da morte para a vida é simplesmente SER SALVO, AGORA, neste momento. 

Você poderia perguntar:

- Como eu tenho certeza disso?

Responderíamos:

- É simplesmente porque Deus o diz nesse versículo. E, para tanto, a Palavra de Deus é suficiente, pois como declara apóstolo Paulo em Romanos 10:11: “Todo aquele que nele crer não será decepcionado.”

 

Adaptado: www.palavraquefunciona.com

 

Procurar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons enki22, broo_am, broo_am  © 2009 Amauri Galvão - Todos os direitos reservados.