Sementes de Linhaça – Benefício

07-12-2010 08:26

 

A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas preocupadas com a saúde e a beleza. A semente do linho já era usada em momentos antigos da história – em mumificações no Egito, vestígios apontam que era usada para tratamento de ferimentos e presentes em rituais.

Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribui muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim). Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células. Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Linhaça

Além disso, auxilia no bom funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento e até dá aquela ajuda para melhorar o cabelo e a pele. Embora a linhaça tenha ficado famosa por ajudar a saciar a fome e contribuir com a perda de peso (acelera o metabolismo), pode-se perceber que seus benefícios não são apenas esses e são muitos!

Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo). Eita sementinha “porreta”! Se você anda com preguiça, coma linhaça que também dá a maior vitalidade!

Não caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente.  Há quem diga que uma colher de sopa por dia é o suficiente!

Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença!

 

DEZ MOTIVOS PARA COMER LINHAÇA

 

Está mais que comprovado que a saúde anda junto com a alimentação. Quem conhece a linhaça, sabe que esse alimento pode fazer a maior diferença na nossa vida! A semente de linhaça é um alimento poderoso e faz o maior sucesso para uma nutrição saudável. Muitas vezes, as pessoas consomem alimentos porque sabem que é bom, mas não sabem exatamente para quê! Seja uma pessoa informada e veja bons motivos para você incluir a linhaça em sua alimentação. Linhaça é super! Veja só!

1.    Bom para regular o intestino! Para quem tem problemas de prisão de ventre, a semente de linhaça é um santo remédio! Há quem diga que é a única coisa que funcionou para o bom funcionamento do intestino e ir ao banheiro todos os dias! Vale a pena tentar! Super laxante natural.

2.    Ajuda emagrecer! A linhaça ajuda porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolonga o estado de saciedade. Isso ocorre porque o grão de linhaça contribui para a liberação do hormônio colecistocinina que dá a sensação de saciedade. (A linhaça deve estar bem triturada para facilitar a digestão). Não pense que é só comer a linhaça e não fazer a sua parte (regular a alimentação + exercícios físicos). Não existe milagre!

3.    Ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, gorduras monoinsaturadas que mantém a redução do LDL (mau colesterol).

4.    Deixa a pele com aspecto mais saudável. Pesquisas apontam que alguns compostos do grão de linhaça e principalmente o ômega-3 atuam nas membranas celulares (deixam mais permeáveis e altera o fluxo sanguíneo) e, contribuem com a integridade da epiderme. Se tiver muitas espinhas, trate de incluir essa sementinha em sua alimentação!

5.    Atua na redução da retenção de líquidos. Por ser desintoxicante facilita esse processo.

6.    Dá energia e vitalidade. Está com preguiça? Nem pensa em ir a malhar? A linhaça dá a maior energia e ajuda você a ter o maior pique no dia-dia.

7.    Auxilia no combate do câncer. Pesquisas apontam que a linhaça é capaz de diminuir o risco de tumores, especificamente de cólon, próstata e mama.

8.    Amenina os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da Menopausa. O grão é rico em “lignana” que contribui para isso.

9.    Contribui para regular os níveis de açúcar no sangue. Por causa disso é ótima para diabéticos!

10.    Fortalece o sistema imunológico. Há quem diga que por isso, pode reduzir manifestações alérgicas, contribuir com o tratamento de gripes e resfriados.

Pronta para usufruir de todas as maravilhas que a linhaça proporciona? Grãozinho mágico!

 

 

A linhaça é um alimento poderoso e bom para um monte de coisas! Quer saber para que linhaça é boa? Acesse: Linhaça – Benefícios.
Cada vez mais um maior número de pessoas tem incluído a semente de linhaça  em sua alimentação. Tudo isso tem contribuido para a mudança de hábitos alimentares, melhoria da qualidade de vida e saúde, além de servir de apoio em reeducação alimentar e dietas de muitas pessoas.

Em contraponto, muitas pessoas menos informadas olham para esses grãos e torcem o nariz! Conversamos com algumas pessoas que nos explicitaram os motivos para essa dificuldade de incluir a linhaça na alimentação: por ser um grãozinho duro e difícil na hora de mastigar, por sua aparência (não tanto convidativa) e por não saberem como podem consumí-la na alimentação! Para resolver essas dúvidas e problemas vamos ensinar algumas dicas de como ingerir a semente de linhaça.

A linhaça é um alimento super fácil de colocar na alimentação e uma delícia! Várias dúvidas surgem! Como ingerí-la? Como incluí-la na alimentação? De que forma tornar a ingestão da linhaça mais fácil?

Veja as Dicas para Consumir a Semente de Linhaça:

•    Coloque as sementes de linhaça no meio dos alimentos (triturada ou inteira, de acordo com seu gosto). No meio o iogurte, frutas, vitaminas, sucos, salpicado em saladas e sopas.
•    Linhaça no meio de bolos, massas e pães.
•    Faça farinha de linhaça. Triture a linhaça (a seco) no liquidificador. Você pode até guardar na geladeira em um recipiente bem fechado ou saco plástico (ambos – seco e limpo) para que não sofra o processo de rancificação. Nutricionistas e médicos indicam que a linhaça ingerida dessa forma facilita a digestão e absorção.
•    Consuma com regularidade – diariamente. Há quem diga que duas colheres de sopa por dia é o suficiente! (As pesquisas ainda não chegaram a um consenso com relação à quantidade ideal de consumo).
•    Dê opção por triturar a linhaça no liquidificador e consumi-la em seguida. As sementes são suscetíveis à oxidação.
•    Use a linhaça com equilíbrio e moderação. Nem comer de menos, nem demais. Importante lembrar que a linhaça também possui calorias. Use a quantidade recomendada diariamente.
•    Beba a água da linhaça para tratar problemas intestinais e gástricos. Antes de triturá-la para consumo, deixe-a de molho durante quatro horas. Há quem diga que esta água faz super bem!

Com essas dicas, não tem como errar na hora de consumir a semente de linhaça! Você vai experimentar, gostar e perceber como é bom ter uma vida super saudável cheia de energia com linhaça! Vai encarar?

Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.
 
 

 

Clique e assista os vídeos sobre a Linhaça

 

 

Fonte MulherDigital

 

 

 

 

Voltar

Procurar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons enki22, broo_am, broo_am  © 2009 Amauri Galvão - Todos os direitos reservados.