Arooz branco pode aumentar as chances de diabetes tipo 2

07-10-2010 14:46

Um estudo publicado recentemente na Revista Arquives of Internal Medicine mostra que pessoas que consomem grandes quantidades de arroz branco possuem maior chance de desenvolver diabetes tipo 2. Isto acontece porque o arroz branco, presente em praticamente todas as refeições dos brasileiros, é uma grande fonte de amido. “O arroz branco passa por um tratamento que elimina a casca dentre outros fatores tornando-o uma fonte de amido com maior capacidade de absorção”, explica Dra. Carolina Ynterian, bioquímica e Diretora da Linha Confirme de autotestes. No organismo o amido é convertido em glicose, justamente o que causa a diabetes.

Para evitar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 o ideal é cuidar da alimentação, ingerir alimentos como o arroz branco com moderação e se possível substitui-lo pelo arroz marrom, praticar atividades físicas regularmente, além de monitorar periodicamente o nível de glicose no organismo.

Sobre o diabetes

A diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina. O hormônio é produzido pelo pâncreas e é responsável por transformar o açúcar (glicose) em energia para o funcionamento do corpo. Quando a pessoa sofre de diabetes, o pâncreas produz pouca insulina fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue.

A doença provoca alguns sintomas no paciente, entre elas, a sede e fome excessiva, emagrecimento, sonolência, fraqueza, tontura, formigamento, aumento de vezes que se urina, entre outros.

A longo prazo, a doença pode causar perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, impotência sexual, doenças pulmonares e insuficiência renal. Por isso é importante diagnosticar logo no início.

 

O teste Tiras de Glicose pode ser adquirido em farmácias e drogarias ou através do site: www.confirme.com.br. O teste custa cerca de R$10,00 e a embalagem vem com 20 tiras reagentes que permitem verificar se há glicose na urina. 

 

Folha Gospel

Voltar

Procurar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons enki22, broo_am, broo_am  © 2009 Amauri Galvão - Todos os direitos reservados.